Foliculite na barba: Saiba como tratar

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Sabe aquelas bolinhas avermelhadas que aparecem no seu pescoço ou no rosto alguns dias depois que você faz a barba ou quando o pelo cresce e ele se curva na sua pele irritando-a? Isso pode ser um sinal de foliculite.

A foliculite na barba ocorre com mais frequência após um barbear mais acentuado, e é uma pequena inflamação dos folículos do pelo. Ela aparece no rosto ou no pescoço, provocando vermelhidão, coceira e pequenas manchas vermelhas que, se infeccionarem, podem virar abscessos com pus.

Apesar de ser um dos problemas que afeta muitos homens não barbados, a foliculite também pode aparecer em quem mantém a barba grande, mas isso é provocado devido a falta de limpeza ou uso de produtos inadequados.

Existem algumas ações que você mesmo pode fazer em casa para amenizá-la e tratá-la. O mais importante é deixar a pele sempre limpa, lavando-a diariamente com um sabonete suave para hidratar a região. Não deixe de usar creme de barbear antes de fazer a barba e espere ele agir por pelo menos/ cinco minutos antes de começar. Se você possui a pele mais seca, pode passar um creme hidratante antes.

Nunca use lâminas velhas e enferrujadas, sempre as seque depois de cada barbear e guarde com a tampa em local seco. Uma boa opção é aparar no banho, pois a água quente abre os poros do rosto, facilitando o processo. Sempre que possível, use lâminas novas e passe o aparelho no sentido do pelo.

Utilize um pós-barba depois, para acalmar a pele. Se a inflamação apareceu com ela grande, isso pode ser por vários motivos. Um é a falta de limpeza, por isso, sempre que passar algum produto lave bem para não deixar resíduos.

Dê preferência para produtos de confiança, evitando cremes ou óleos caseiros. Ao sair do banho, lembre-se de secar sua barba muito bem, pois isso pode acarretar em inflamações também.