Para manter a barba nos trinques (seja curta, média ou no estilo lenhador), desenhe os contornos no pescoço, bochechas e costeletas como um barbeiro profissional!
Antigamente cultivar a barba era bico: bastava parar de cortar. O cara podia deixar a barba crescer até o umbigo, sem problemas! Hoje, adotar os estilos de barba da moda — curta, “por fazer”, ou mais longa, do jeito lenhador ou “lumberjack” — dá trabalho. Você precisa dedicar tempo para aparar e manter os pelos em ordem e usar produtos bacanas (xampu, condicionador, óleo) para lavar e hidratar. Insistir em manter a barba descuidada e mal aparada só funciona para quem curte o visual de náufrago ou mendigo. Ou tem a autoestima alta a ponto de não estar mesmo nem aí com a aparência, tem emprego 100% seguro e uma mulher que dedica a ele amor incondicional. Nesse caso, ok!
Se você não se enquadra nesse grupo, e concorda que a aparência é fundamental no trabalho e nos relacionamentos, vamos ajudá-lo a manter a barba nos trinques. O principal é desenhar os contornos do pescoço e das bochechas (com lâmina ou máquina), para eliminar aqueles pelos que despontam completamente fora de lugar. Por isso, a gente acha que o ideal é procurar um barbeiro profissional, que conhece muito bem as linhas do rosto e os ângulos de crescimento dos fios. Mas para quem prefere colocar mãos à obra em casa, ensino como desenhar os contornos e deixar sua barba bem alinhada.
Linha das bochechas
Fica bacana desenhá-las em linha reta da altura da orelha ao final do bigode. Essa linha é a A-B, que aparece na foto abaixo em azul. Use o aparador ou a lâmina para definir os contornos. Mas você também tem a opção de desenhar os contornos das bochechas em formato mais quadrado ou arredondado, segundo sua preferência ou formato de rosto. Certifique-se, porém, de que os dois lados estão rigorosamente simétricos.
Linha do pescoço
O ideal é limitar os pelos a dois centímetros acima do seu pomo-de-adão. Mantenha essa linha um pouco abaixo da mandíbula até a área abaixo dos lóbulos das orelhas. Na foto abaixo, a linha inferior (verde) traça a reta entre a parte inferior da orelha e o queixo, fazendo um ângulo de 90 graus com o pescoço.
Linha das costeletas
Desenhe a parte externa da costeleta (do lado da orelha) em linha reta até chegar ao ponto em que ela chega até ao pescoço e à mandíbula.
Linha do queixo
Não deixe os fios espetados apontando para fora. Apare-os da maneira mais reta possível para baixo. Se sua barba for longa, use uma tesoura para baixar os pelos do queixo e deixá-los retos. Tome como base a linha verde superior da foto.
No mais, não importa qual seja o tamanho da sua barba, curta ou longa, faça a manutenção como os barbeiros mandam:
✔Apare os fios, com tesoura ou aparador elétrico, e desenhe os contornos, com lâmina ou aparador, uma vez por semana.
✔Antes de passar a lâmina, aplique no rosto uma toalha molhada com água quente, para amolecer a pele e os pelos.
✔De preferência, use gel de barba transparente, que não faça espuma. Fica mais fácil enxergar os lugares onde passar a lâmina.
✔Depois de raspar os pelos, aplique toalha molhada em água fria, para fechar os poros (evita infecções) e hidrate a pele com pós-barba em creme, loção ou gel.
✔ Apare as pontas do bigode com tesourinha de pontas finas ou arredondadas. Não deixe os pelos ultrapassarem a linha do lábio.
Fonte: Homemnoespelho.com.br